INSPEÇÃO DE DUTOS POR RÔBOS

Emissão de laudos tecnicos com fotos e videos 

maxresdefault (1).jpg
574f91fe-80c1-4f61-8cc9-30d1f1f8fa1a.jpg

INPEÇÃO DE DUTOS DO SISTEMA DE AIR CONDICIONADOS DE EMBARCAÇÕES

 

A Portaria 3.523/98, de 28 de agosto de 1998, da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), estabelece que todos os ambientes climatizados artificialmente, sejam de uso coletivo ou público, com valores de carga térmica superiores a 60.000/Btus, são obrigados a elaborar e manter um Plano de Operação, Manutenção e Controle (PMOC) dos seus sistemas de ar condicionado.


Além dos requisitos de manutenção previstos na Portaria 3.523/98, também é necessária a realização semestral de análise da qualidade do ar condicionado conforme RE 09 de 16 de janeiro de 2003. Esta é uma resolução complementar à Portaria 3.523/98, ambos atuando em conjunto para garantir que a manutenção dos equipamentos proporcione qualidade do ar interno satisfatória. Os parâmetros utilizados para analisar o ar condicionado são:

 

  • Temperatura;
  • Velocidade do ar;
  • Umidade;
  • Concentração de dióxido de carbono;
  • Aerodispersóides – quantidade de poeira presente no ambiente;
  • Fungos e bacterias.

 

Segundo a resolução, o ar condicionado deverá ser analisado semestralmente e os resultados deverão ser divulgados aos ocupantes do ambiente.
O número de amostras varia de acordo com a área do estabelecimento. É um procedimento que visa tornar mais confiável a análise do ar condicionado, com resultados que mostram a real situação do estabelecimento.


Por que é necessário monitorar o ar condicionado?


O monitoramento do ar é fundamental para identificar quais bactérias e fungos estão presentes no ambiente interno, prevenindo assim possíveis doenças que esses microrganismos podem causar aos ocupantes. Serve também para verificar a concentração de poluentes químicos e o nível de conforto proporcionado aos usuários, a fim de maximizar o desempenho dos funcionários e economizar energia. Por fim, atesta a qualidade do ar interior, mostrando que a empresa está comprometida com o bem-estar dos seus trabalhadores.


Qual é a obrigação das empresas analisarem o ar condicionado?


A resolução atual se aplica a todos os ambientes coletivos e públicos climatizados que utilizam ar condicionado. Outros locais que necessitam de filtros especiais também devem ter seu ar analisado para atender normas específicas.
Quais as consequências para a empresa caso a análise do ar condicionado não seja realizada?


Se os inspetores descobrirem que a qualidade do ar interior não está de acordo com os limites de tolerância à poluição estabelecidos, a empresa poderá ser responsabilizada por multas. A não realização do PMOC também pode gerar multas e até processos judiciais.
Uma vez analisado o ar condicionado, a empresa pode fazer as alterações necessárias nos seus sistemas de ar condicionado e limpar o ar condicionado. Segundo a Associação Nacional de Tecnologia do Ar Interior (Anatai), manter o ar interior funcionando e com qualidade é responsabilidade de empresas especializadas e capazes de atender a todas as exigências da legislação, e a análise do ar é a única forma de saber qual é a situação atual. como está o ar de um local e, com base nas informações coletadas, tomar medidas para atender às normas RE 09.


A Resolução RE 09 especifica que a responsabilidade técnica pela análise do ar deve ser de profissional com formação universitária em biologia e química. Organizações com relatórios não assinados poderão ter suas análises de ar invalidadas. Além disso, você deve ficar atento à necessidade de contratar uma empresa para análise do ar condicionado e outra para limpeza e manutenção do ar condicionado.


Os gestores devem contratar empresas especializadas em análise de ar condicionado para garantir a qualidade do ar interno. Ao analisar o ar, a empresa consegue garantir um local de trabalho sem riscos à saúde dos trabalhadores e demais ocupantes. Colaboradores saudáveis ​​são mais produtivos, apresentam menores níveis de absentismo, maior satisfação e desempenham as suas funções de forma mais rápida e eficiente.